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A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

A

 

Abono Anual: Corresponde a qualquer tipo de acréscimo que o plano ofereça a título de prêmio ao participante que cumpre determinadas condições ou ao pagamento da 13ª parcela anual do benefício de aposentadoria ou de pensão.

 

ABRAPP: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

 

Adesão: Ato do Participante aderir ao plano de previdência através de contrato (de previdência privada).

 

Alíquota de Imposto de Renda: é o percentual incidente sobre a renda (base de cálculo) resultando no valor de pagamento do imposto. No caso de pessoas físicas, obedece-se a tabela de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), divulgada pela Secretaria da Receita Federal, ou às alíquotas do "regime tributário regressivo", para os optantes por esse regime (Lei 11.053 - 2004), conforme prazo de acumulação.

 

ANAPAR: Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão.

 

ANAPP: Associação Nacional da Previdência Privada. Entidade que representa as empresas que atuam em Previdência Privada Aberta no Brasil.

 

Aposentadoria: É o período em que ocorrem os pagamentos mensais vitalícios ou não, efetuados ao participante por motivo de tempo de serviço, idade avançada ou incapacidade para o trabalho. Suas modalidades e regras de elegibilidade devem estar previstas no Regulamento das EFPCs, ou nos contratos de Planos Abertos tipo PGBL e VGBL.

 

Aportes Adicionais: aplicações que o participante faz ao seu plano objetivando aumentar o benefício estimado, ou ainda, quando possível, diminuir o prazo de contribuição sem diminuir o benefício estimado. Os Planos fechados devem prever estes aportes ou contribuições em regulamento.

 

Assistido: Participante ou seu beneficiário em gozo de qualquer benefício de aposentadoria do Plano.

 

Ativos: Somatório de todos os recursos (bens e direitos) já acumulados. No caso das EAPC, o participante só possui ativos financeiros, no caso das EFPC os planos podem possuir outros tipos de investimento como imóveis, participação em empresas, etc.

 

Ativo Líquido: Na contabilidade de uma EFPC, é a diferença entre o Ativo do Plano e o exigível Operacional, correspondente à parte do ativo destinado à cobertura dos benefícios futuros e do Exigível Contingencial, caso haja.

 

Atuária: É o ramo das ciências matemáticas que estuda as situações relacionadas com a teoria e o cálculo de seguros e rendas numa coletividade, podendo essa fazer parte de um plano de previdência complementar. Permite ainda a precificação e análise de riscos futuros aplicáveis a planos de previdência e seguros em geral, por meio de conhecimentos de economia, estatística, matemática financeira e evolução demográfica.

 

Atuário: Profissional técnico especializado, com formação acadêmica em ciências atuariais. As principais áreas de atuação são: planos privados de aposentadoria, onde é responsável pela definição de custo do plano, fluxo de recursos necessários para o equilíbrio do plano; seguros de qualquer ramo (vida em grupo, automóvel, incêndio, etc), onde é responsável pela fixação do valor das indenizações e prêmios a serem pagos; planos de capitalização; planos de saúde, onde é responsável pelo cálculo do custo do plano e nível de cobertura aceitável; seguridade social. Outra área de atuação mais recente é no mercado financeiro na avaliação de investimentos visando a cobertura de passivos futuros.

 

Avaliação Atuarial: Estudo técnico baseado em levantamento de dados estatísticos, onde o atuário procura mensurar os recursos necessários à garantia dos benefícios oferecidos pelo Fundo de Pensão ou Plano Aberto, bem como analisar o histórico e a evolução da Entidade como um todo, de forma a apresentar estratégias que permitam a sua adaptação aos novos cenários (estatísticas da população analisada, dos investimentos e da evolução dos benefícios pagos). No Brasil é efetuada anualmente, fornecendo informações básicas para encerramento do balanço anual de uma Entidade Fechada, ou o equilíbrio de uma seguradora, nesse último caso, fiscalizada e regulamentada pela SUSEP.

 

Averbadora: É a pessoa jurídica contratante de um plano de previdência privada, à qual os participantes estão vinculados, e que não efetua contribuições ao plano. Portanto, as contribuições são feitas integralmente pelos próprios participantes e podem ser descontadas na folha de pagamento.

   
 

FB Atende

0800 541 2614
(51) 3210 9975 Whatsapp

fbatende@fbss.org.br

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das 08h30 às 17h30

 
 

2025 - Fundação Banrisul de Seguridade Social
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Previc
Fundação Banrisul
 

O Diretor de Análise Técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC atesta, para fins de exercício no cargo de dirigente de EPFC, que os seguintes Dirigentes estão habilitados para o exercício de seus respectivos cargos, tendo cumprido todos os requisitos estabelecidos pela Instrução PREVIC nº 28, de 12/05/2016.



Jorge Luiz Ferri Berzagui | Diretor-Presidente
Emissão: 21/06/2014 | Validade/Habilitação até: 21/06/2017

Álvaro de Borba Kafruni | Diretor Financeiro
Emissão: 14/06/2014 | Validade/Habilitação até: 14/06/2017

Leci Campos Pacheco | Diretora de Previdência
Emissão: 28/01/2014 | Validade/Habilitação: 28/01/2017

Sérgio Luiz Scarpato | Diretor Administrativo
Emissão: 26/11/2015 | Validade/Habilitação: 26/11/2018

Documento de análise: Nota nº 116/2016/CGTI/DITEC/PREVIC, de 30/08/2016

CONSELHO DELIBERATIVO
Certificados pelo Critério de Experiência:

CARLOS AUGUSTO GRAZZIOTIN - Presidente
Certificado em 10-11-2010 | Recertificado em 01-04-2015 (vencimento 11-11-2016)

WERNER KÖHLER - Substituto do Presidente
Certificado em 24-10-2011 | Recertificado em 25-10-2014 (vencimento 25-10-2017)

EMÍLIO KEIDANN JÚNIOR - Suplente Nomeado
Certificado em 11-11-2013 (vencimento 11-11-2016)

ROSSANA FRIDERICHS LUZZI - Titular Nomeada
Certificada em 04-06-2013 - Recertificada em 04-06-2016 (vencimento 04-06-2019)

ISAAC BOEIRA DE OLIVEIRA - Suplente Nomeado
Certificado em 17-12-2015 (vencimento 17-12-2018)

Certificados pelo Critério de Prova:

GUILHERME ROBERTO FERLE - Renunciou em 15-08-2016

CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA - Titular Eleito
Certificado em 02-12-2015 (vencimento 02-12-2018)

PAULO POSSOLI - Suplente Eleito
Certificado em 26-02-2016 (vencimento 26-02-2019)

MARCUS BORGES GONZAGA - Titular Eleito
Certificado em 18-11-2015 (vencimento 18-11-2018)

IVAN MARASCA - Suplente Eleito
Certificado em 02-06-2019 (vencimento 02-06-2019)

ELÍDIO ZOPPAS - Titular Eleito
Certificado em 18-11-2015 (vencimento 18-11-2018)

 

CONSELHO FISCAL

Certificados pelo Critério de Experiência:

GASPAR SAIKOSKI - Titular Nomeado
Certificado em 07-05-2013 - Recertificado em 07-05-2016 (vencimento 07-05-2019)

LUIZ FERNANDO SPADER - Suplente Nomeado
Certificado em 19-10-2015 (vencimento 19-10-2018)

JOSÉ LUIS CAMPANI LOURENZI - Titular Nomeado
Certificado em 19-10-2015 (vencimento 19-10-2018)

MARINÊS BILHAR - Titular Eleita
Certificada em 10-11-2015 (vencimento 10-11-2018)

LAURO HASS - Suplente Eleito
Certificado em 21-12-2015 (vencimento 21-12-2018)

Certificados pelo Critério de Prova:

OSMAR SILVA CARNEIRO - Presidente
Certificado em 21-01-2016 (vencimento 21-01-2019)

GUSTAVO SCHWINGEL - Suplente Nomeado
Prova agendada para 11-10-2016

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Certificados pelo Critério de Experiência:

JORGE LUIZ FERRI BERZAGUI - Diretor-Presidente
Certificado em 20-06-2011 | Recertificado em 21-06-2014 (vencimento 21-06-2017)

ÁLVARO DE BORBA KAFRUNI - Diretor Financeiro e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado - AETQ - para o segmento de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Segmento de Imóveis.
Certificado em 14-06-2011 | Recertificado em 14-06-2014 (vencimento 14-06-2017)

LECI CAMPOS PACHECO - Diretora de Previdência
Certificada em 28-01-2011 | Recertificada em 28-01-2014 (vencimento 28-01-2017)

SÉRGIO LUIZ SCARPATO - Diretor Administrativo
Certificado em 26-11-2015 (vencimento 26-11-2018)


GESTORES

Certificado pelo Critério de Experiência:

GUSTAVO BASTIANI CALLEGARO - Gerente de Relacionamento
Certificado em 25-03-2015 (vencimento 25-03-2018)

Certificado pelo Critério de Prova:

PAULO RICARDO BORGES – Gerente Financeiro
Certificado em 20-07-2011 | Recertificado em 21-07-2014 (vencimento 21-07-2017)
    

SAIBA MAIS

O que é?

A certificação, de acordo com o ICSS, "é um processo de aferição de conhecimentos e/ou habilidades em determinada área com o objetivo de atestar a sua competência no exercício do cargo ou função e representa o reconhecimento dos esforços de qualificação dos profissionais da seguridade".

O processo de certificação do ICSS - Instituto de Certificação da Seguridade Social - é específico para os profissionais voltados à área de seguridade social.
É também uma exigência legal prevista na Resolução CMN nº 3.792, de 24-09-2009, cujo artigo 8º prevê que o 'Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado - AETQ', seja certificado por entidade de reconhecido mérito pelo mercado financeiro nacional, até o dia 31-12-2010. Quanto aos demais participantes do processo decisório - Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal, e Profissionais da área de investimentos - a certificação deverá ser obtida gradualmente, até alcançar sua totalidade, em 31-12-2014.

Validade da certificação

A Certificação ICSS tem validade de 03 (três) anos e deverá ser renovada após este período.

Executivo

Governo do Brasil
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda RS
Prefeitura Municipal de Porto Alegre


Legislativo

Senado Federal
Câmara dos Deputados
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Câmara Municipal de Porto Alegre

Judiciário

Conselho Superior da Justiça do Trabalho
Conselho Nacional de Justiça
Conselho da Justiça Federal
Supremo Tribunal Federal
Tribunal Superior do Trabalho
Superior Tribunal de Justiça
Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Tribunal Regional Eleitoral do RS
Tribunal de Justiça do Estado do RS
Tribunal de Contas da União
Procuradoria Geral da República
Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
Ministério Público do Trabalho da 4ª Região

Consultas Gerais

Entidades Fechadas de Previdência Complementar - Tabela PREVIC
Consulta a CEPs de todo o Brasil
Biblioteca da UFRGS
Consulta a CEPs de todo o Brasil
Dicionários de Português online


Jornais e Publicações

A Razão
Correio do Povo
Diário de Canoas
Diário da Manhã
Diário Popular
Diário do Sul
Estadão
Folha de São Paulo
Jornal Agora
Jornal do Comércio
Jornal do Povo
Jornal NH
Jornal VS
O Sul
Pioneiro
Valor Econômico
Zero Hora

Serviços de Utilidade Pública

Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho
Banco Central – Tarifas Bancárias
Cadastro Nacional de Veículos Roubados
CIT – Centro de Informações Toxicológicas
DAER – RS Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem
DETRANs do Brasil
Estação Rodoviária de Porto Alegre
IBGE
Procon
Receita Federal – Imposto de Renda


Companhias Aéreas

Avianca
Azul
Gol  
TAM
Webjet

Prezados:

Seguindo os princípios básicos que regem as boas práticas de governança, a Fundação Banrisul de Seguridade Social leva ao conhecimento de todos os seus Participantes e Assistidos a íntegra do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC e seu respectivo ANEXO, firmado pela entidade e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O documento, que começou a ser construído em 2012, define diretrizes para a implementação do projeto de reestruturação do Plano de Benefícios I. Também adia a necessidade de uma nova contribuição extraordinária para os participantes ativos e assistidos do PBI, que deveria ser repassada ainda no ano passado para equalizar o déficit do Plano.

No TAC, os participantes encontrarão um breve histórico do desequilíbrio do PBI e suas causas, além do detalhamento da proposta de reestruturação, com a criação de um plano saldado e outro na modalidade de Contribuição Variável. O documento também traz um cronograma para implementação do processo, que passará a valer a partir da publicação do Termo no Diário Oficial da União.

O extrato do TAC, um resumo do documento, foi divulgado no D.O.U. desta segunda, dia 13 de maio de 2013 e veiculado nos principais veículos de comunicação da Fundação Banrisul.

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

ANEXO

FALE CONOSCO

A equipe da Central de Atendimentos terá satisfação em atendê-lo.

Presencial: De segunda a sexta-feira, das 08h30min às 17h30min

E-mail: fbatende@fbss.org.br

Telefones: 9975 (interno)  /  0800 541 2614 (externo | restrito para ligações de tel. fixo)

 

Para acessar a Coletânea de Normas, clique no link, abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B2gm9-D7buz5N2U2XzBTMWNvdVE/view?pref=2&pli=1

Por ser um plano na modalidade Contribuição Variável (CV), você pode escolher entre dois regimes de tributação ao seu benefício. Não é uma decisão fácil, principalmente para aqueles funcionários que ainda estão longe de se aposentar, pois é necessário fazer uma previsão do valor da aposentadoria futura.

A escolha deve ser feita até o último dia do mês subsequente ao da data efetiva e não será mais possível modificá-la. Caso o participante não comunicar sua preferência à Fundação, ele será vinculado ao regime progressivo.

Se você, participante do FBPREV II, optar pelo Regime Tributário REGRESSIVO, é necessário formalizar sua escolha através de termo específico. Se acaso sua opção for pelo Regime Tributário Progressivo, tal formalização é dispensada.

CLIQUE AQUI e imprima, leia, preencha e assine o TERMO DE OPÇÃO PELO REGIME DE TRIBUTAÇÃO REGRESSIVO. Este documento deverá ser igualmente encaminhado à Fundação Banrisul.

CLIQUE AQUI e entenda melhor as mudanças decorrentes da Lei nº 11.053/2004 acerca da tributação dos benefícios pagos por entidades de previdência complementar, sobretudo a instituição do regime de tributação regressivo do Imposto de Renda da Pessoa Física.

SAIBA MAIS.

Reestruturação PBI Termo de Ajuste de Conduta FB-Atende Legislação e Normas Regimes Tributários Localização Link´s Úteis HABILITAÇÃO DE DIRIGENTES - Atestado PREVIC Certificação ICSS Perguntas Frequentes Falecimentos Eleições 2015-Resultado Glossário

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