GLOSSÁRIO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

F

 

FAPI: Fundo de Aposentadoria Programada Individual, Fundo, regulamentado pela lei 9477. O Fapi tem como objetivo a acumulação de recursos, e após um período estabelecido por lei os contribuintes poderão transformar o saldo acumulado em um plano efetivo de aposentadoria, podendo comprar um benefício de renda em uma seguradora.

 

Fator de Renda: É o valor, calculado mediante utilização de uma tábua biométrica e uma taxa de juros, utilizado para a obtenção do valor do benefício.

 

FIE: É o Fundo de Investimento Exclusivo destinado, unicamente, a receber, durante o período de diferimento, a totalidade do montante dos recursos creditados à reserva matemática de benefícios a conceder.

 

Fundo Acumulado: É o valor de soma das contribuições líquidas efetivas e atualizadas monetariamente durante o período de contribuição.

 

Fundo Acumulado Estimado: Utilizado em simulações, é o valor de soma das contribuições líquidas que se pretende fazer a um plano de previdência e rentabilizadas segundo uma taxa de juros preestabelecida durante um determinado período de contribuição.

 

Fundos Éticos: São formados por papéis de empresas socialmente responsáveis.

 

Fundo Multipatrocinado: É uma Entidade Fechada que congrega mais de um Patrocinador, num regime de condomínio, onde ocorre o rateio dos custos administrativos.

 

Fundo Multiplano: É uma EFPC que administra mais de um Plano de Previdência Complementar.

 

Fundo Previdencial: Definido pelo atuário na data da Avaliação Atuarial, sempre que este tiver conhecimento de fatos que possam agravar os compromissos do plano.

 

Fundo de Solvência ou Resseguro: Trata-se de mecanismo que objetiva oferecer segurança ao participante, face aos riscos inerentes aos regimes de capitalização. A conveniência ou não de instituir um fundo ou contratar resseguro dependerá dos custos envolvidos.

   
 

FB Atende

0800 541 2614
(51) 3210 9975 Whatsapp

fbatende@fbss.org.br

Onde Estamos

Rua Siqueira Campos, 736 - Centro
Histórico - 90010 000
Porto Alegre - RS | Ver mapa

Horário

das 08h30 às 17h30

 
 

DateTime.Now.Year - Fundação Banrisul de Seguridade Social
Política de Privacidade   |   Política de Cookies

Previc
Fundação Banrisul